Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Thread - The Fool

Bom, para este post que eu digito, tem uma banda na qual algumas de suas músicas são muito confundidas por uma outra banda. Ou seja, foi uma banda que fez, mas a maioria havia entendido como se fosse de outra.



Esse é o caso do Thread, uma banda Grunge da cidade de Redmond, Washington (Próxima a Seattle, rs.) Eu não sei exatamente quando ela foi formada. Alguns dizem que foi em 1990, outros em 1993, mas enfim...

O trio de cabeludos de Redmond gravaram uma Fita Demo simplesmente chamada de The Demo Tape em 1993. A banda era apenas conhecida regionalmente, em Seattle e arredores, mas logo no começo, ela demonstrou-se ser muito parecida com uma outra banda, que na época, lotava casas de shows e estádios: O Alice in Chains.

Realmente, as bandas possuem algumas semelhanças, mas são um pouco diferentes umas das outras. Isso pode ser notado nos dois únicos álbuns lançados pelo Thread: Everyday Grace (1994) e Thread, que também é conhecido como The Black Album (1995). A música The Fool (Do vídeo aí em cima) é a Faixa 8 do Everyday Grace, mas a música possui uma versão um pouco menos atmosférica presente na Demo. Vamos as diferenças:

A sonoridade de ambas as bandas, apesar de parecidas, são um pouco diferentes: O Alice in Chains possue um som abrasivo e pesado, bem puxado pro Heavy Metal/Hard Rock, mas com um tóque mais sombrio e depressivo. O Thread também bebe da mesma fonte que a Alice Acorrentada, mas seu som, principalmente no álbum Everyday Grace, é um pouco mais... Como eu posso dizer? Ainda Abrasivo, só que mais Atmosférico, lembrando as vezes uma banda de Progressive Metal. Sem mencionar que o Alice in Chains é um quarteto e o Thread, um trio.

Há um bom tempo, as 5 músicas presentes na Demo que o Thread havia lançado em 1993 acabaram aparecendo em alguns bootlegs com os créditos ao Alice in Chains. Em bootlegs como: Tasty White Powder, 1989 Demo Tape ou Alice in Chains: Unchained Rarities, há 5 faixas presentes, chamadas: Distance Aside, Foolish, Blue, We've Come e Look, que são da Demo que o Thread havia lançado. Dessas 5, apenas uma tá com o nome correto: Distance Aside.

As outras, na verdade, são chamadas de: The Fool, Aviary Garlands, What We Are e Look At Me.

Não se confunda, caro leitor. Essas faixas são realmente do Thread. Isso pode ser provado por que o Thread regravou duas músicas da Demo para o álbum Everyday Grace: The Fool (Que ficou bem mais profunda e mais pesada) e Aviary Garlands (Que ficou bem mais depressiva, atmosférica e ao mesmo tempo, pesada, ganhando gloriosos 9:01 de duração.) E se vier com o argumento de que são covers, vá pra puta que o pariu, sério.

Enfim, aproveitem a música, procure os álbuns, seja pra download ou pra comprar mesmo, e deguste sempre.

Até o próximo post, manolada.

3 comentários:

  1. Tenho as músicas e são MUITO gloriosos 9:01 de duração, diga-se de passagem! Bom post!
    Sabia que o Rocco ainda faz músicas? Segue o canal do Youtube:

    http://www.youtube.com/user/Purience1

    ResponderExcluir
  2. cara, eu estou há anos (sério...há anos) procurando um download dos três albuns, incluindo o "The Demo Tape", mas não encontro nenhum site! só Megaupload, mas esse pessoal já era graças ao FBI.
    Você tem os albuns?
    sabe onde eu posso encontrar ou baixar?
    por favor me ajude com qualquer coisa.
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, achei o Everyday Grace no mediafire:
      http://www.mediafire.com/?edys247dp4ndqdo

      Excluir