Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dead Can Dance - Enigma Of The Absolute (Especial Ethereal - Parte 1)

Para compensar os dias que fiquei sem postar, dessa vez, vou fazer uma tríplice postagem especial. Sobre outro estilo musical pouco conhecido, o ethereal.

O ethereal é um estilo musical que agrega em si diversos ritmos: música erudita, folclórica, eletrônica e darkwave. Mas, não se limita a isso. Pode envolver outros ritmos ainda, e faz isso de uma maneira própria, não é apenas uma mistura desmedia de várias coisas. Música medieval junto à música erudita, ambas envolvidas por uma sonoridade atmosférica eletrônica, é um bom exemplo de música ethereal. Adicionando ainda letras intelectualizadas e bem introspectivas, algumas vezes baseadas até em obras literárias ou na história e cultura de algum país, cantadas em vocais líricos e meios sussurrados, como se estivessem a desvanecer. Ou seja, tudo isso torna a música etérea. E, portanto, a nomenclatura ethereal tem um sentido.

A primeira banda que escolhi para postar foi aquela que criou o estilo, o Dead Can Dance, formada em 1981 em Melbourne, na Austrália por Brendan Perry e Lisa Gerrard. Lançaram em 1985 o álbum Spleen and Ideal, que é o primeiro trabalho que podemos chamar de ethereal, pois tem várias das características que apontei acima. Só para constar, a rotulação só viria mais tarde, mas não vou tratar disso aqui.

A música é Enigma Of The Absolute do álbum Spleen and Ideal que eu citei acima.







Quem quiser mais informações sobre o estilo:

http://gothicground.com/materias/33575.php

Leia esse texto, o pouco que escrevi aqui foi baseado nele, é um texto muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário