Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Stevie Ray Vaughan & Double Trouble - Rude Mood

Sexta-feira, noite, e aqui estou eu, ouvindo blues, e degustando um Jack Daniel's (vindo do Paraguai, óbvio).
Boa noite passageiros da locomotiva Day's Musik, hoje o destino é um blues fodastico, direto do Texas, de nada mais, nada menos, do que Vossa Excelência Stevie Ray Vaughan, ou SRV para quem se sentir avontade. E muitos sabem que o autor desta postagem é um grande fã de SRV, e curte o som que este guitarrista faz mais do que o Whisky que ele bebe no momento.
Para quem nunca ouviu falar em Stevie Ray Vaughan, ele foi um guitarrista, cantor e compositor texano, com um timbre de guitarra bem característico, uma voz que sai forçada e levemente rouca, na medida, assim como o Ibanez Tubescreamer (pedal de efeito) que ele usava em sua Fender Stratocaster. Stevie, que por meados da década de 80, trouxe o blues de volta a tona, este que havia ficado um pouco de lado na década anterior (devido ao estrelato de bandas de Rock n' Roll, Hard Rock e afins), com seu estilo único nunca antes visto por algum terráqueo, que era aquele Blues texano com a cara de Freddie King, misturado com fraseados a la Hendrix, uma pegada Country bem texana também, Swing bem calçado no Funk Rock e a sensibilidade que só o Jazz pode lhe proporcionar, tudo isso executado com um feeling que só poderia vir da alma de SRV, que conseguia arrancar um sorriso de qualquer um que o visse tocar guitarra.
Foi uma grande perca para a musica em geral quando SRV se foi, muito cedo por sinal, deixando grandes obras, mesmo com pouco tempo de carreira desde o lançamenço de seu primeiro disco em 1983, e o ano de sua morte em 1990, deixando alguns trabalhos póstumos, lançados por seu irmão Jimmy Vaughan, e por sua banda que sempre o acompanhou, o Double Trouble.
"Rude Mood" é uma faixa instrumental de seu primeiro disco "Texas Flood", ela contem a cara do Texas Blues, mostrando a grande influencia de Freddie King, com uma velocidade constante, alternando entre a harmonia e a melodia, com vários licks e fraseados característicos de Vaughan, mostrando um pouco do que o guitarrista tinha para mostrar. A banda de apoio Double Trouble, como sempre, se apresenta de forma excepcional, com uma boa batera de acompanhamento rítmico e o baixo correndo solto durante o play. Esta faixa, uma das minhas favoritas da carreira deste grande nome da musica mundial.
Vou postar a versão de estúdio e uma das varias versões ao vivo, pois ele sempre improvisava usando diferentes truques para divertir o público.



Espero que tenham gostado da viagem de hoje, pois irei postar mais SRV durante minha jornada como um dos maquinistas da locomotiva Day's Musik.
Até breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário