Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Death In June e o NeoFolk

A nomenclatura Neofolk surgiu em meados dos anos 80, misturando elementos da música moderna, principalmente industrial que teve seu ápice nessa época, com a música folk.Douglas Pierce, o fundador do Death In june, é tido como o grande idealizador do estilo.O principal objetivo do Neofolk parece ser trazer as antigas raízes da música folclórica, sempre demonstrando por ela saudade e nostalgia tristes de tempos que não voltam mais.Mas, ao mesmo tempo, não deixar de reproduzir os elementos da música moderna, porém, elementos mais extremos da música moderna, estilos elitistas, como o industrial (que tem muitas poucas semelhanças com industrial metal, mas esse é assunto para outro post.). A meu ver, a música folk, dentro do Neofolk, serve para trazer o ideal de beleza e força de vida exuberante. Enquanto os elementos da música moderna servem para mostrar a decadência e a angústia que corrompem esse ideal belo de vida.

Quanto às letras, geralmente são obscuras e de difícil interpretação, mas, muito bem construídas e ricas em conteúdos. Podem tratar da história do mundo (Europa, principalmente, continente de origem da maior parte das bandas e artistas de Neofolk.), religiões, vida, amor Etc. Mas, o que mais chama atenção, é a perspectiva em que essas letras são apresentadas e cantadas. Porém, prefiro não tentar explicar isso aqui, deixando que vocês cheguem por si próprios a conclusões.

Só quero ressaltar ainda que, o estilo é bem underground, pouco conhecido e pouco difundido. Portanto, pretendo ir apresentando várias bandas e artistas do estilo aqui, e sempre farei comentários sobre alguma curiosidade, tanto das bandas e artistas, quanto do Neofolk em si.


A música é "Come before christ and murder love" dos mais famosos do estilo, o Death In June.










Drown me with your sorrow
Taint me with your treason
To find your God is hollow
Brings death to all reason

Wolf grey adonis
A cruel life dawns
Curse me with obsessiveness
Futility and scorn
Moved to speak?
You made your choice
We had our chance
And lost our voice

Your alleyway, your terror
Glistens with despair
Dead meat and error
The only crown I'll wear

From the ashes of liars
Grow the flowers of hope
From the steeples and spires
Hang each tear from a rope

Moved to speak?
You made your choice
We had our chance
And lost our voice

Douglas Pierce/ Death In June

Um comentário:

  1. Conheci o neofolk a muito pouco tempo, mas me identifiquei com o estilo logo de inicio, gosto muito de "Fall Apart" do Death In June, e mesmo conhecendo pouquíssimas bandas do estilo, por Death In June ser pioneiro, acredito realmente que sejam os melhores no que fazem.
    Grande post Mr. Evandro Costa. Bora fazer esses passageiros do Day's Musik pensar um pouco.

    ResponderExcluir