Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pink Floyd - Seamus / Mademoiselle Nobs

Boa noite passageiros do Day's Musik, após um tempo sem postar Blues, resolvi trazer um diferente, executado pelo Pink Floyd.
Sim, Pink Floyd tocando Blues, qual é o espanto? Para vocês que estão acostumados com "Another Brick de Wall" ou outras faixas mais conhecidas dos Floyd, ou talvez dos anos com Syd Barret, saibam, que no disco Meddle em 1971 foi lançada "Seamus", um blues curto, utilizando a progressão de acordes do 12 Bar Blues (também conhecido como Blues de 12 compassos), com letra pequena de apenas 6 frases, cantado por David Gilmour e o cão esganiçado do qual seu nome é titulo da musica, acompanhado de um violão, um baixo , um piano e uma harmônica.


Mais tarde, nas cenas do "Pink Floyd Live At Pompeii", "Seamus" é executada, porem numa versão diferente, com exclusão da letra, Gilmour tocando harmônica, Roger Waters na guitarra e uma fêmea de raça Wolfhound chamada Nobs, que uiva durante a musica em um microfone segurando por Richard Wright, e assim a faixa é re-titulada "Mademoiselle Nobs" (Senhorita Nobs).
Ouvi dizer que o tecladista dos Floyd, Richard Wright, é o dono da Nobs, mas não é um fato comprovado, segundo a Wikipédia, diz que ela era de uma tal de Madona Bouglione , mas com não confio nem na fonte que diz ser de Wright e nem na Wikipédia, então a curiosidade fica por aqui.


Eu particularmente gosto mais de "Mademoiselle Nobs" do que "Seamus", mas ai vai de cada um decidir sua favorita.
A postagem fica por aqui, e até a proxima viagem do trem cargueiro...

OBS: Quanto eu era criança, eu tinha uma cachorra da raça Fila, seu nome era Luma, e quando eu tocava uma gaitinha simples de R$1,99 apenas como diversão, essa minha cachorra também uivava, mas com um uivo meio melancólico, que mais parecia um choro agonizante, na época eu não entendia, mas hoje acredito que consigo compreender, de uma forma filosófica talvez, o porque Luma chorava.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "O ouvido submerso não escuta a realidade conturbada da sociedade, o 'meio' de um mundo dividido em dois, um lado de mudanças e o outro de permanências, é o contraste do pavor e a tranquilidade, da lucidez e a insanidade, é a procura de uma solução menos conturbadora." Acho louco este album, é um fruto do caos da guerra fria na época. Seamus na minha visão é um complemento de San Tropez que interpreto mais ou menos assim " Depois de toda sua furia e revolta, eis que surge uma calmaria aonde se retorna para o seu lar e na janela de sua cozinha, se vê o seu cão sentado e uivando no final de tarde, escutando o seu 'eco'.
    Belo post Parabéns =).. E na comparação fico com a original do album, acho a letra bem gostosa de se ouvir ...

    ResponderExcluir