Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

Jimi Hendrix / Robert Plant & The Strange Sensation - Hey Joe

Bom dia a todos, hoje trouxe como sugestão para se ouvir um clássico da musica popular mundial, "Hey Joe", em duas versões.
Acredito eu que a maioria não saiba, mas o caso de quem compôs "Hey Joe" é uma tremenda bola de neve, que durou anos até que os direitos da musica foram registrados para Billy Roberts, um compositor e musico estadunidense, porém, esta escolha da justiça ainda gera controvérsias, onde, na minha opinião, este tesouro da musica mundial deveria ser um patrimônio da Unesco, juntamente com as "7 Maravilhas do Mundo" criadas pelo homem.
Mas como viram, não foi Jimi Hendrix o autor da obra, mas sim, o cara em que a tornou mundialmente conhecida, pois este cover foi lançado em seu primeiro disco "Are You Experienced?" com a banda The Jimi Hendrix Experience em 1967, e fez um tremendo sucesso no Reino Unido e também foi a musica em que encerrou o Festival de Woodstock de 1969.
Após o lançamento de seu primeiro disco, Hendrix ensinou a todos da época a como se tocar guitarra, e foi marco na história da musica, do tipo AH/DH (antes de Hendrix/depois de Hendrix), onde todos tiveram de se reinventar para a nova era de guitarristas e também de bandas de rock que surgiriam após a reinvenção do modo de se tocar guitarra.
Então, acho que não preciso mais falar sobre o que Hendrix representou para o mundo, até porque, toda pessoa que gosta de boa musica deve tomar ciência de tamanho fato histórico, e não apenas os rockeiros ou guitarristas. E se você ainda acha que Hendrix é um péssimo guitarrista, ou que sua musica é paia (algo que já vi muito rockeiro poser dizer), te digo uma coisa: VÁ LÁ E FAZ MELHOR SEU FILHO DA P...TA.


Hoje, procurando vídeos do Hendrix, achei esta versão da musica que eu não conhecia, do Robert Plant com sua banda de apoio The Strange Sensation, a mesma banda de apoio de quando Plant se juntou com Jimmy Page anos após o fim do Led Zeppelin. Eu já conhecia a versão de "Hey Joe" do Led Zeppelin ao vivo, num áudio de baixa qualidade, tambem a do Band of Joy, a atual banda do Plant.
O que me chamou atenção nesta versão, é a psicodelia e o misticismo combinados ao Rock n' Roll, com os vocais impecáveis de Robert Plant, que apesar da idade, continua com a mesma perfeição de quando cantava na década de 70.


Bom, ainda confesso que a versão do Hendrix me agrada mais, porem está do Robert Plant & The Strange Sensation gravada em 2005 é também muito boa.
Minha postagem fica por aqui, até a próxima ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário