Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

História do Grunge (Post Especial do Dia Mundial do Rock) (2° Parte)

Aqui a 2° Parte do post.

Agora vou começar a mostrar algumas das bandas que fizeram/fazem parte dessa cena totalmente doida, chamada de Grunge.

Alguns dizem que a primeira banda Grunge MESMO que surgiu na área, foi o Mr. Epp And The Calculations...



A banda foi formada em 1980 e lançou uma fita k7 e um EP 7", mas logo se separou em 1983 depois de vários shows cancelados e muita bagunça, já que o Mr. Epp foi considerado na época "A Pior Banda do Mundo" (Segundo um jornal local, claro). Enfim, o principal integrante da banda, Mark Arm, entraria no The Limp Richerds por algumas semanas, logo depois se juntando aos integrantes do Pearl Jam, Stone Gossard, Jeff Ament com Alex Vincent para formar o Green River.



Na mesma época do Green River e do Mr. Epp (Entre 1980-1984), surgiu outras bandas, como:

Soundgarden (Seattle, Washington)



Melvins (Que começou como uma banda de Hardcore Punk) (Aberdeen, Washington)



Malfunkshun (Bainbridge Island, Washington)



Dentre muitas outras.

Logo, essas bandas começaram a construir e a concretizar seu movimento, graças as gravadoras independentes Sub Pop, C/Z, Estrus, EMpTy e PopLlama. E logo mais e mais bandas surgiam nesse movimento durante 1985 adiante, entre elas:

Skin Yard (Seattle, Washington)



Screaming Trees (Ellensburg, Washington)



Fecal Matter (Aberdeen, Washington) (Essa, por sinal, foi a primeira banda de um cara que vocês conhecem muito bem: Kurt Cobain)



Alice in Chains (Seattle, Washington) (Que no começo, se chamava Diamond Lie e tinha um som meio glamouroso)



Mudhoney (Seattle, Washington) (Essa foi formada logo depois do Green River ter acabado)



Dentre outros, pois como eu disse, são realmente muitas bandas. Mas foi com essa aqui que aconteceu o inesperado em 1991:



É, os fãs de Grunge se lembram e muito dessa música... Smells Like Teen Spirit, Faixa 1 do álbum Nevermind de 1991, do Nirvana. Logo, outras entraram no vagão do sucesso depois do Nirvana, como:

Pearl Jam



Alice in Chains (Que deixou o som glamouroso dos anos 80 e ficou assim...)



Soundgarden (Que ficou menos Hardcore e mais Heavy Metal, sem falar que foi a primeira banda a assinar contrato com uma grande gravadora)



Sem mencionar outras bandas de outros estados que tinham um som parecido na época ou que acompanharam o movimento fielmente, como:

Stone Temple Pilots



Smashing Pumpkins (Principalmente nos dois primeiros álbuns)



L7 (Essa banda de Los Angeles foi uma das primeiras bandas Grunge a surgir fora da área de Seattle, no ano de 1985)



Enfim... o Grunge daria o seu último dia de vida no mainstream em 8 de Abril de 1994, com o suicídio de Kurt Cobain, líder do Nirvana. Mas a merda já estava espalhada mesmo, pois a cada canto do mundo, pipocava uma banda "Grunge" com a mesma proposta de som ou que busca as bandas do movimento de Seattle e arredores como influências (Leia nessa última linha: Bandas Post-Grunge). Algumas bandas do movimento original continuaram na ativa, como o Pearl Jam e o Mudhoney. O Soundgarden encerrou as atividades em 1997, mas retornou a ativa em 2010 e estão planejando a gravação de um novo álbum. Outras bandas, como o Stone Temple Pilots e o Smashing Pumpkins, mudaram seu som logo após a onda do Grunge ter atingido a areia da praia e retornado aos mares (se é que você me entende, rs). O Screaming Trees (uma das bandas mencionadas anteriormente e uma das veteranas do movimento) encerrou as atividades em 2000 e nunca mais deu sinal de vida, devido a seu vocalista, Mark Lanegan, ter mergulhado totalmente em sua carreira solo e não demonstrar mais interesse na banda.

Hoje, com essa merda de Happy Rock no Brasil (Restart e afins) o Brasil precisa de algo impactante como o movimento Grunge dos anos 80 e 90 para chutar a bunda deles de uma vez, pois acho que vai acontecer como o Rock chegou aqui: Com 15, 20 anos de atraso.

Portanto, você, fã de Grunge, não fique apenas sentado com a sua bunda magra ou gorda na frente do teu PC. Forme uma banda com seus amigos, faça seu som, grave algo para divulgar e faça shows. Assim, quem sabe você não colabora um pouco com o movimento "Grunge Brasileiro", hein!?! Pois é disso que o Brasil precisa, na minha opinião.

Enfim, estou indo embora e voltarei a rotina normal aqui no post, sempre mostrando uma banda interessante de Grunge/Post-Grunge e/ou alternativa que ninguém ouve/ouviu.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário