Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia

Boa noite visitantes do Day's Musik.
Devido a ausência de Rock Nacional aqui no blog, resolvi fazer jus a nossos conterrâneos, que merecem e muito por batalharem por um estilo musical que as vezes não é valorizado por grande maioria de nós brasileiros, até porque, ao meu ver, a musica brasileira é muito boa, e também muito forte culturalmente, mas infelizmente, acredito eu que para cada 100 musicas boas, existam em media de 462054610468406504321065870324879 ruins, fato.
"Nós vamos invadir sua praia" é a faixa titulo que abre o primeiro disco do Ultraje a Rigor, em 1985. Este titulo que foi escolhido com o intuito de provocar as bandas de rock cariocas, pois nesta década de 80', as bandas de rock paulistas começaram a tomar conta do cenário musical, além do Ultraje a Rigor, o Ira!, Titãs, entre outras. O disco teve das 11 faixas, 9 sendo sucesso nas rádios da época, um sucesso total, que trouxe o primeiro disco de ouro e platina para o nosso rock nacional.
Mas voltamos a falar da música. A sua introdução é quente e se dá com ruídos criados pela guitarra de Roger (o grande idealizador do Ultraje), a batera de Leôspa com os pratos do chimbal semiabertos chiando em semicolcheia e marcando tempo no bumbo, logo se inicia uma sequencia de slaps oitavados no baixo de Mauricio Defendi, e a letra se inicia com os vocais de Roger, e nos back vocals contando com um trabalho de vozes de Ritchie, Big Abreu, Léo Jaime e ninguém menos que um dos grandes ícones do Rock Nacional, Lobão. A letra é, na minha opinião, muito boa, porém o disco tem umas mais interessantes que esta, não tirando os méritos desta composição. Os solos de guitarra estão divididos em duas partes, o primeiro executado por Roger, mais simples com uma pegada caribenha, bem praieira, já o segundo, mais proximo do fim da musica, é executado por Carlinhos, mais sofisticado, com alavancadas, vibratos, bends com harmônico e wah-wah em alguns licks.


A Rolling Stone classificou o disco "Nós vamos invadir sua praia" como o 27º melhor disco da musica brasileira, mas como eu acho a Rolling Stone uma revista de bosta, acredito eu este estar entre os 10 melhores e mais importantes.
E com esta pérola nacional me despeço, boa noite e até o próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário