Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

História do Grunge (Post Especial do Dia Mundial do Rock) (1° Parte)

Eu fiquei sem postar durante alguns dias e peço perdão por isso, pois estava preparando esse post especial para esse dia tão especial: 13/07! O Dia Mundial do Rock! Dia de você fazer mosh pit, saltar da platéia, pegar a sua guitarra e tocá-la até arrebentar as cordas, etc...

Bom, vamos começar então, falando do gênero/movimento/sei lá o quê chamado de Grunge, ou conhecido como Seattle Sound também, movimento/gênero/sloq que comecei a ouvir em 2005, 2006...

O Grunge emergiu nos anos 80 no estado de Washington, a noroeste dos Estados Unidos, mais exatamente, em Seattle e arredores. O chamado "Som Grunge" é inspirado no Hardcore Punk, no Heavy Metal, no Punk Rock e no Indie Rock, imagine a mistura disso tudo...

Sim, um som particularmente caracterizado por guitarras pesadas e extremamente distorcidas, letras sobre a angústia e a raiva que os jovens rebeldes sentem sobre a sociedade, sons cheios de feedback (aquela microfonia que você faz na guitarra, rs.) e fuzz (quem usa pedais desse tipo vai saber o que é.)... Porém, as bandas Grunge são um pouco diferentes do Punk Rock legítimo, pois as músicas são um pouco mais complexas (Devido a influência do Heavy Metal) e lentas, mas o som rasgado e letras protestantes fazem parte de seus lados Punk. É praticamente, um distúrbio bipolar sonoro, rs.

Enfim, as primeiras bandas desse tipo surgiram no cenário entre o começo e o meio dos anos 80, influênciados principalmente pelo cenário Punk Rock/Hardcore Punk local, com bandas como:

The Fartz



The U-Men



The Accüsed



Fastbacks



E 10 Minute Warning



Além disso, o Grunge também foi influênciado por muitas bandas do gênero Rock Alternativo da região Nordeste dos Estados Unidos, como:

Pixies



Sonic Youth (Que foi o que mais influenciou toda essa geração)



Dinosaur Jr.



Entre outras.

Durante este tempo no underground, um outro gênero de Rock Alternativo chamado de Noise Rock também teve muita influência no Grunge, de bandas como:

Killdozer (De Madison, Wisconsin)



E Flipper (São Francisco, California)



A banda alternativa Butthole Surfers também teve grande influência no Grunge, principalmente pela fusão de Heavy Metal, Punk Rock e Noise Rock que faziam na época.



Algumas bandas do movimento chegaram a ser influênciadas pelo Heavy Metal clássico dos anos 70, como Black Sabbath e Led Zeppelin (Que são as mais evidentes).

Um dos álbuns que influênciou e muito o movimento Grunge foi o My War, álbum da banda Punk Black Flag, lançado em 1984, álbum esse que caracteriza e muito o movimento, pois era uma fusão de Punk Rock e Heavy Metal em um som bem mais lento que o do último álbum deles, Damaged, de 1981. Há boatos de que o Hard Rocker Caipira Neil Young também influênciou o Grunge, sendo chamado na mídia de "The Godfather of Grunge" (Ou Padrinho do Grunge) devido a Young usar bastante distorcão na sua guitarra. Isso fica mais evidente em seus trabalhos com a banda The Crazy Horse e em seu álbum ao vivo Rust Never Sleeps, lançado em 1979. Outro igualmente influênte mas não muito lembrado é o Redd Kross, uma banda de Indie Rock/Punk Rock de Hawthorne, interior da California. Com seu álbum Neurotica de 1987, ajudou a botar a cereja suja no bolo sujo, se é que você me entende, rs.

3 comentários: