Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Blindagem - Oração De Um Suicida

Good morning passengers, hoje lhes trago mais uma musica nacional, de uma das minhas bandas favoritas, aqui mesmo da capital paranaense, a jurássica banda do fim dos anos 70, Blindagem, que é nada mais nada menos que a cara do rock paranaense.
Não vou falar muito sobre a história do Blindagem, pois em seu site já esta tudo muito bem explicado, apenas o que tenho a dizer, é que Blindagem é, e acredito que sempre será, a banda mais importante do cenário musical do Estado, uma das pioneiras a fazer Rock N' Roll por aqui e esquentar, informar e divertir o público da fria Curitiba, com suas letras marcantes, algumas com temas polêmicos, românticos ou apenas falando das belezas naturais de nosso Paraná, junto com o grande poeta e escritor Paulo Leminski, o nosso querido "Cachorro Louco", Ivo Rodrigues e a banda compuseram musicas de grande carácter cultural ao longo de várias reuniões para a bebedeira.
"Oração de um suicida" está presente no primeiro disco da banda, intitulado "Blindagem", gravado pela gravado pela Continental em 1981, esta musica foi composta pelo falecido Paulo Leminski em parceria com seu único irmão, Pedro Leminski. Um fato curioso é que Pedro Leminski, que participou da composição de "Oração de um suicida", suicidou-se em 1986, o que fez com que Paulo Leminski se afundasse mais ainda no alcoolismo, separando de sua esposa e que mais tarde em 1989, Paulo viria a falecer de cirrose hepática.
A letra da composição é na minha opinião, uma das melhores que já li, e fica até mesmo difícil realçar algum ponto em especial, pois a letra inteira, apesar de serem apenas quatro estrofes, são muito bem pensadas, mas gosto da parte onde Leminski faz uma metáfora entre um cogumelo e a fumaça que surge após uma bomba atômica, que possui um formado realmente parecido ao de um cogumelo.


Este video é de 2007 das gravações do show "Rock em Concerto" no Teatro Guaíra junto à Orquestra Sinfônica do Paraná, que em 2008 virou DVD.
Segue a letra da musica para os interessados:

Vejo nos teus olhos tão profundo
as durezas que este mundo
te deu pra carregar
vejo também, que sentes que tem
amor, para dar

Perdi-me na vida
achei-me nos sonhos
a vida que levo
não é a que quero,
não quero mais nada

Quando a terra se acabar
você vai chorar não adianta mais
vendo esta terra não compensa
rezando na presença
de um gigante cogumelo

Teu retrato é poeira
luminosa, nebulosa
brilha tanto e ninguém vê
era um mundo tão bonito
caprichado de milagres
Deus gostava de florir

---------------------------------////-------------------------------

Até o próximo post, e o trem fica por aqui. Fui...

2 comentários:

  1. Me lembro dessa banda. xD

    O meu pai era amigo do guitarrista do Blindagem, sério mesmo. xP

    Enfim, ótimo post, manolo! \m/

    ResponderExcluir
  2. Ah sim Lokki, minha mão conheceu o Ivo, no tempo em que ela morava no boqueirão, ele frequentava a casa da minha avó pois era camarada dos meus tios.
    Valeu guri =D

    ResponderExcluir